1. Início
  2. Manuais
  3. Estoque
  4. Cadastrando Produtos 

Cadastrando Produtos 

Para efetuar um novo cadastro, clique em em estoque e em seguida, utilizamos o botão novo 

Na tela de inclusão temos os seguintes campos:   

CÓDIGO – número sequencial de cinco dígitos que é atribuído pelo programa e não pode ser alterado.   

CÓDIGO DE BARRAS – destinado ao cadastro do código de barras (EAN13), ou um código interno da empresa, neste caso pode ter letras e números, mas deve ter seis caracteres, no mínimo, para ser reconhecido pelo sistema. No caso de produtos pesados (ex: frutas e carnes) este código deverá iniciar com os caracteres 20, seguido do código sequencial estabelecido pelo programa.  
OBS: Não é possível cadastrar códigos de barras iguais.   

DESCRIÇÃO – deverá ser preenchida com o nome do produto, de preferência com a mesma descrição encontrada na nota fiscal de compra. O sistema não permite descrições iguais e o preenchimento deste campo é obrigatório.   

GRUPO – opção utilizada para organizar melhor o estoque, uma vez que os itens semelhantes podem ser agrupados.  Os grupos cadastrados serão mostrados logo abaixo da caixa de edição. Para Cadastrar os Grupos, clique em Config > outros cadastros > Cadastro de grupos de mercadoria ou ainda dentro do estoque, clique no menu Arquivo e vá em grupos.   

UND – deve ser preenchido com a unidade de medida, de acordo com a tabela disponibilizada no sistema.   

PREÇO – deve ser informado o preço da mercadoria em reais. Pode ser definido manualmente, ou o sistema poderá calcular o preço de venda com base em uma margem de lucro sobre o custo de compra. O campo preço não pode ter valor zerado ou negativo.   

PREÇO EM US$ – corresponde ao preço de venda do produto em dólares, e serve como indexador para o sistema calcular o preço em reais.   

CUSTO DE COMPRA – é calculado automaticamente pelo sistema no cadastro das compras, lembrando que este valor só deve ser alterado manualmente quando necessário. Pode ser usado no Inventário do Estoque, para calcular o preço de venda e o lucro.   

CUSTO MÉDIO – é calculado automaticamente pelo sistema no Cadastro das Compras, também só deve ser alterado manualmente quando necessário. Pode ser utilizado no Inventário do Estoque.  

QUANTIDADE – corresponde ao total físico atualizado do produto no estoque. Esta informação deve ser digitada no cadastro, e será atualizada de acordo com a movimentação do item no Cadastro das Compras, com a emissão de Nota Fiscal de Venda ou Emissão de Cupom Fiscal.   

QUANTIDADE MÍNIMA – deve ser preenchido com a quantidade mínima para atender as necessidades de venda do produto. É possível emitir um relatório filtrando os itens que estão abaixo da quantidade mínima.   

ÚLTIMA COMPRA – esta informação é atualizada automaticamente quando for lançada a nota de compra do fornecedor.   

ÚLTIMA VENDA – esta informação é atualizada automaticamente no momento da emissão da Nota Fiscal de Venda ou na Emissão do Cupom Fiscal.  

COMISSÃO – percentual da comissão do vendedor.  

PESO – quando multiplicamos esta informação pela quantidade de vendida, é possível calcular o peso líquido total das mercadorias relacionadas na Nota Fiscal de Venda.  

LOCALIZAÇÃO – informe com o código do local de armazenamento no estoque (prateleira).  

% LUCRO BRUTO – se esta informação estiver preenchida com valor diferente de zero, o sistema aplica o percentual informado neste campo, sobre o custo de compra, calculando assim, o preço de venda. O sistema recalcula o preço de venda somente nas novas compras (alteração no custo) ou quando alterar o percentual do lucro bruto. 

IDENTIFICADOR 1, 2, 3, 4 – podem ser configurados de acordo com as necessidades das empresas. O nome do campo pode ser alterado ao clicar sobre ele.  
O conteúdo deste campo aceita configurações pré-definidas no sistema. 
O campo identificador 4 pode ser utilizado para configurar informações como:  

Para Sped Fiscal:  

Deve preencher o campo com a seguinte informação: CFOPECF=  
Após o sinal de igual, será informado o CFOP daquele produto para vendas no cupom fiscal. Quando o CFOP for 5102, não precisa fazer a configuração.)   

Para Sped Pis/Cofins:  

NBC=13, INFC=9, NR=101  
O que respectivamente corresponde: (Código da Base de Cálculo do Crédito, Indicador da Natureza do Frete Contratado, Natureza da Receita)  
OBS: A tabela com os códigos pode ser encontrada na SEFAZ. (solicite orientação de seu contador) 

OBSERVAÇÃO – pode ser preenchido livremente com informações complementares do produto, como a aplicação ou utilização. É interessante padronizar estas informações para posteriormente, utilizá-las com a função do filtro.  

Abas do produto

Para informações mais detalhadas, clique aqui

ICMS – Esta aba trata do cadastro e configuração fiscal de itens (produtos ou serviços), com foco em ICMS e obrigações acessórias, especialmente aquelas exigidas para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas 

IPI/PIS/COFINS – Esta aba trata da configuração fiscal de tributos federais específicos sobre produtos industrializados e contribuições sociais, exigida para emissão de documentos fiscais e geração de arquivos como o SPED. 

REFORMA TRIBUTÁRIA – Esta aba contempla ajustes que serão fundamentais para a correta tributação dos produtos a partir das mudanças previstas na reforma Tributária.  
Nada do que o cliente preencher vai influenciar na emissão dos documentos fiscais agora. 

GRADE – Essa aba é usada para controlar produtos com variações, mantendo o estoque e vendas organizados e precisos sem a necessidade de cadastrar múltiplos produtos separados. Ideal para quem trabalha com produtos com atributos como cor, tamanho, modelo ou voltagem. 

SERIAL – Essa aba é usada para rastrear produtos por número de série, garantindo total controle sobre o histórico de movimentações, ideal para empresas que trabalham com produtos unitários, com garantia ou assistência técnica. 

COMPOSIÇÃO – Essa aba trata da criação de produtos compostos, ou seja, produtos que são montados ou fabricados a partir de outros itens do estoque. 

FOTO – Essa aba trata da inserção de imagens nos cadastros de produtos no sistema, permitindo associar uma foto ilustrativa ou real ao item, o que facilita a identificação visual em vendas ou relatórios. 

PREÇO – Essa aba oferece uma ferramenta prática para calcular o preço de venda, garantindo que todos os custos e margens sejam considerados corretamente. 

PROMOÇÃO – Esta aba permite configurar promoções automáticas para os produtos, com base em período ou quantidade comprada, afetando o preço aplicado nas vendas. 

CONVERSÃO – Esta aba permite que o sistema converta a quantidade de produtos comprados em uma unidade (ex: fardo) para outra unidade usada no estoque ou na venda (ex: unidade), de forma automática. 

VÍNCULO ENTRADA (COD. BARRAS) – Esta aba trata do vínculo entre produtos cadastrados no seu estoque e os códigos de barras informados nas notas fiscais de entrada (XML). 

TAG’S – A aba TAG’s serve para configurar informações fiscais e complementares obrigatórias que certos produtos precisam para emissão correta de documentos eletrônicos, como NF-e ou NFC-e. 

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados